André Sousa Moreira

Director Criativo & Partner @Cooprativa®

A campanha da minha vida (por enquanto) não é nacional, mas sim espanhola. Foram 6 anos lá fora (em madrid) que contribuíram para vários trabalhos que tenho bem perto do coração, não apenas pelo trabalho em si, mas por todo o processo, as dificuldades que tivemos para que vissem a luz do dia, e por terem sido executados com uma equipa 5 estrelas.

E sim, várias foram premiadas nos mais variados festivais de criatividade internacionais, mas sempre acreditei que os prémios têm de ser uma consequência de todo o processo e experiência. De todos eles vou ter de apontar o “Broken Hearts” para a marca Fiesta Columbina, uma marca espanhola de gomas e chupa-chupas. Esta foi uma ideia que me surgiu sem briefing. Na altura estava na Y&R Madrid em 2017, e numa larga visita à fábrica dos doces, reparei que havia na linha de produção uma máquina que produzia chupa-chupas em forma de coração chamados “Piruleta” um dos preferidos dos espanhóis. Aproximei-me da máquina e reparei que havia um depósito para onde iam parar todos os chupa-chupas com defeito, simplesmente iam para o lixo. Ao sair da fábrica fiquei a pensar naquilo…porquê que vão para o lixo? Porque não aproveitar esse desperdício e criar um produto novo?

Foi assim que nasceu a ideia: Pegar no que para uns é defeito, os corações partidos, e criar um novo produto simbólico chamado “Broken Hearts” onde todos os benefícios da venda do produto revertiam para ajudar uma fundação de crianças com problemas de coração. Por assim dizer, o que era um erro de produção agora era esperança para estas crianças com problemas de coração. Tivemos muita sorte, porque o cliente embarcou na ideia sem pensar duas vezes. Em poucos meses de termos colocado o produto à venda através do online e com a ajuda de vários influencers espanhóis, o produto esgotou num instante. No total conseguimos angariar cerca de 325.000€ para a fundação. O projecto ganhou 1 Leão de prata e 2 shortlist nos Cannes Lions em 2017. Este não é um dos meus trabalhos que angariou mais prémios, mas é dos mais importantes para mim, pelo processo, por ser uma ideia (daquelas) arriscadas e que nem todos os clientes compram.

E o mais importante é ter podido com uma ideia ajudar crianças. São estes os trabalhos que me dão mais gozo. Poder ajudar pessoas e por consequência adicionar valor a uma marca. Acho que são os que importam na verdade, os que têm potencial de mudar a vida das pessoas.

Cooprativa na Marketeer capa
Cooprativa na Marketeer interior

Vamos pisar uva? 🍇

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